Congresso Sustentável 2009

 

Cobertura da Turma do Notebook

 

No evento, todo mundo que estava cobrindo on-line o evento ficou conhecido como: "A turma do notebook". Nós estávamos todos juntos.. empilhados ao redor da extensão. Depender dos computadores não é fácil. Cada um de nós fez uma cobertura diferente. Depois postarei aqui os links dos blogs de todo o pessoal.

 


 

 

Pessoal, alguns problemas técnicos nos atrasaram um pouco...

Daqui a pouco uma matéria, e as demais postaremos assim que possível!

06/08/2009

Plenária: A revolução no trabalho: empregos verdes e gestão de pessoas

 

Pensar em trabalho nos dias de hoje pode parecer simples, porém não é bem assim. Hoje em dia os ideias da boa prática de governança corporativa. O trabalho a la Chaplim está praticamente extinto, pois hoje em dia, a maioria das organizações (empresas, governo, ongs, etc..) sabem que reprimir seu público interno não gera bons resultados na produtividade do profissional. Cada um pode contribuir com suas idéias para desenvolver a organização e dar visibilidade a cada membro da equipe é fundamental. Ouvimos hoje Luis Eduardo Rubião, diretor geral da Chemtech sobre a gestão de pessoas dessa organização. A Chemtech utiliza ideais de governança corporativa para dar voz ao seus engenheiros para contribuir no desenvolvimento da empresa.

 

Emprego Verde: A superação da crise utilizou sustentabilidade pois a potencialidade da criação de empregos é grande. A crisee recolocou a questão do emprego em pauta. Dentre as definições aqui apresentadas de empregos verdes:

 

-São empregos que reduzem o impacto ambiental das empresas e dos setores econômicos a níveis sustentáveis.

-Trabalho na agricultura, indústria, serviços para conservar ou reestabelecer a qualidade ambiental.

- Trabalho decente no âmbito: emprego, direito do trabalho, proteção social, diálogo social.

 

 

 

Cobertura do Último dia – Parte 01

Diálogo: Um mundo em colapso ou uma oportunidade de mudança

  Bom, esse diálogo aconteceu no Tuca Arena e quando eu vi o título dele, quase desisti de assisti-lo. Ainda bem que não desisti, pois foi um dos mais importantes do evento. Sua temática foi mais abrangente que as outras plenárias e seu foco não foi voltado exclusivamente para o business world. Um dos primeiros detalhes que percebi nesse diálogo foi na plateia. Diferentemente das outras plenárias, a maioria das pessoas estavam vestidas informalmente. Cadê os executivos e os empresários engravatados? Acredito que eles ou estavam nos workshops, ou realmente não se interessaram pelo diálogo infelizmente.

Os nossos posts anteriores tocaram no assunto de energia inúmeras vezes, porém nesse diálogo se falou sobre ética e responsabilidade.

 A sustentabilidade agrega valor intangível às empresas. Mas quantas empresas realmente a aplicam e não somente a divulgam? A resposta todos nós sabemos: são poucas. E talvez essa plateia demonstre bem isso pois no diálogo que debateu ética e atitudes, praticamente nenhum executivo compareceu.

 Consegui grava trechos do diálogo que estavam presentes: Marina Silva, senadora e ex-ministra do meio ambiente; Marcos Bicudo, presidente da Philips Brasil e chairman do CEBEDS; e Ladislau Dowbor, professor titular da PUC.

 Uma das falas da senadora Marina Silva que mais me chamou atenção foi: "Aquilo que é problema de todos não é problema de ninguém." Se nós começarmos a refletir a partir de tal fala chegaremos à uma verdade: o egoísmo do homem e sua ambição fazem com que os problemas públicos sempre fiquem atrás dos interesses particulares. O homem realmente só se deu conta dos problemas atuais relacionados à falta de desenvolvimento sustentável quando a crise financeira chegou à sua porta e tocou nos seu interesse mais relevante, o bolso.

 Para finalizar, fecho essse post com uma última mensagem: A ética deve ser a base do conceito de desenvolvimento sustentável pois ela é o principal pilar para uma construção decente do conceito de sustentabilidade.

 

 Vídeos do Diálogo: Um mundo em colapso ou uma oportunidade de mudança

Peço desculpas pela qualidade do vídeo, esse diálogo foi gravado pela organização e as vezes os câmeras passam pra lá e pra cá na nossa filmagem. Ignorem esse fato!
 
 
Agradecimentos: Aline Kelly, pela divulgação de nossos vídeos em seu blog: 

 

 Cobertura Último Dia - parte 2

 Plenária: Comunicação, Marketing e Mudança de Comportamento

 

A plenária mais esperada por mim, pelo fato da temática comunicação. Nessa plenária, a ideia de união dos atores sociais para desenvolver e aplicar sustentabilidade foi abordada em peso pelos participantes.

A importância de conscientizar crianças, adolescentes, adultos e idosos com meios diferenciados de comunicação para cada faixa etária despertou minha atenção para as palavras da psicóloga Ana Maria Zampieri. Ela salientou o modo que as pessoas podem aprender.

Posteriormente Daniela Difiori falou sobre as práticas sustentáveis do grupo Walmart. Uma boa iniciativa dessa organização.

Segue os vídeos dessa plenária:

 Paulo Nassar, diretor da Aberje, fala sobre comunicação, e logo abaixo Daniela Difiori fala sobre as práticas do Wall Mart

 

Pesquisar no site