Congresso Sustentável 2009

05/08/2009

Plenária: Inovação em processos e produtos sustentáveis

Você já parou para pensar o quão importante é a energia para a humanidade? Imagine os seus gastos energéticos diários: Chuveiro elétrico, transporte, computadores, eletrodomésticos... Agora pense no consumo mundial diário. Energia é um dos temas principais do Sustentável 2009 e foi abordado de diversas formas até agora pelos palestrantes.

A plenária Inovação em processos e produtos sustentáveis começou com David Hone, consultor em mudanças climáticas da Shell, palestrando sobre o consumo de energia no mundo. Seu foco foi no âmbito da utilização de energia de fontes não renováveis e suas possíveis soluções. Dentre as resoluções propostas estão: a substituição de usinas de carvão mineral e da utilização de petróleo por usinas hidroelétricas, solar, eólicas, biocombustíveis; o insentivo empresarial para desenvolver áreas de captura de carbono, dentre outras medidas.

Após a apresentação de David, que logo estará no youtube dividido em cinco partes, Eduardo Jorge, secretário municipal do Verde e Meio Ambiente SP, palestrou sobre as medidas que a prefeitura de uma das maiores cidades do mundo: criação de parques e de áreas verdes em toda a cidade, aterros sanitários desenvolvidos conscientemente, medidas como as campanhas de expansão do metro e cptm (trens).

Plenária: Inovação em processos e produtos sustentáveis – Parte 2

 

O Brasil tem um dos maiores potenciais energéticos do mundo, com sua abundância de água doce e esse potencial não é bem aproveitado por diversos motivos, dentre eles a distância dos centros consumidores (região sudoeste principalmente) e as áreas onde há capacidade de criar hidroelétricas (bacia amazônica), os impactos ambientais e sociais da construção de tais usinas.

Roberto Simões, presidente da Santo Antônio Energia, está discursando sobre os empreendimentos da instalação de hidroelétricas na Amazonia. O projeto de implementação é fundado em três pilares: Socio-econômico, Biótico e Físico. Esses três itens formam o projeto de desenvolvimento ambiental. Para construir esse tipo de investimento, é preciso ter uma série de estudos prévios de impacto ambiental e além do empreendimento, a responsabilidade social também foi abordada pelo presidente da companhia. Segue um vídeo institucional passado na plenária da construção da Usina Santo Antônio, nas proximidades de Rondônia:

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.

Pesquisar no site